domingo, 28 de maio de 2017

POR QUE ANDAIS ANSIOSOS?

A vida é uma busca incessante, estamos sempre tentando alcançar alguma coisa. Quando a gente é criança e não sabe nada da vida, não vê a hora de crescer para poder fazer um monte de coisas que parecem bem legais. Quando crescemos, nosso ideal muda de foco, já podemos fazer tudo o que nos dá na telha (ou não), mas já sabemos nossos limites e nem sempre o horizonte é lindo.

Jesus nunca iludiu ninguém, nunca prometeu o que não poderia cumprir, nunca disse que segui-lo seria uma coisa fácil, mas nos prometeu o Espírito Santo como Consolador, a vitória sobre os problemas e a vida eterna com Deus.

Ninguém nos conhece melhor do que Deus e Ele sabe de tudo o que precisamos para viver, conhece cada uma de nossas necessidades, Ele lê os nossos pensamentos e conhece todos os nossos sonhos. Nada passa despercebido aos olhos do Senhor e Ele sabe de todas as nossas preocupações “normais”, e estabeleceu um limite para elas.

Quando Jesus fez o sermão do monte dedicou boa parte dele para nos acalmar quanto às preocupações básicas da vida e disse: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?”(Mateus 6:25). Não andeis cuidadosos (ou ansiosos) quanto à vossa vida.

A necessidade primária de todo cidadão é a comida, depois veem as outras coisas: o vestiário, as contas, a gasolina, o plano de saúde, e até o dinheirinho pra pizza no shopping. O conselho de Jesus, de que não devemos andar ansiosos pela nossa vida, vem acompanhado das razões por que não demos nos preocupar demasiadamente, sim, porque preocupação é normal, mais que isso, é humano, mas a preocupação que não devemos ter é aquela que tira o sono, que abate o espírito e que é muito usada pelo diabo para tirar a nossa paz.

Tudo o que o diabo quer é desviar nossa atenção do principal, mas qual é mesmo o principal? Jesus é quem explica: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”(Mateus 6:33). O principal é o reino de Deus e a sua justiça, é a nossa vida espiritual, todo o resto virá por acréscimo.

Quando Jesus falou de nossas preocupações cotidianas, Ele disse que a vida é mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes. Disse que devemos observar as aves do céu, porque elas não plantam, não colhem e nem ajuntam em celeiros e, contudo, Deus as alimenta todos os dias e nós valemos bem mais que os passarinhos.

Jesus disse, ainda, que devemos observar os lírios do campo e acrescentou: “Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.”(Mateus 6:28-29). Depois de explicar como Deus cuida dos passarinhos e dos lírios do campo, Jesus fez uma pergunta bem interessante aos que o ouviam: “E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?”(Mateus 6:27).

A pergunta é bem simples: Qual de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar quarenta e quatro centímetros à sua altura? Claro que ninguém pode fazer isso e se pudesse, não haveria baixinho neste mundo, todo mundo seria altão. Não se pode acrescentar nem mesmo um centímetro em nossa estatura, imagine quarenta e quatro. Este foi só um exemplo dado por Jesus.

A grande verdade é que por maior que sejam nossas preocupações, elas não têm o condão de solucionar nenhum de nossos problemas, de qualquer ordem. Nos preocupamos com as contas, mas preocupações não pagam contas, nem enchem a geladeira, nem garantem nosso emprego. As preocupações só atrapalham o agir da fé. Inventei a roda? Claro que não. De capa a capa a Bíblia nos ensina que a preocupação é o antídoto da fé, a preocupação é a fé ao contrário, é a marcha ré da carreira cristã, mas não é nada fácil chegar a uma estatura tal da fé, que nos capacite a não nos preocuparmos com o basicão da vida, porém este é o nosso alvo e somente Deus pode realizar este milagre dentro de nossos corações.

O segredo é alimentar o espírito com a Palavra de Deus, é orar como se estivéssemos conversando com nosso melhor amigo, porque, efetivamente, é isso que Jesus é para nós. Ele quer ouvir a voz do nosso coração, quer que deixemos com Ele todos os nossos problemas, nossas preocupações, nossos cuidados e descansemos Nele. É um processo e uma conquista, com direito a recaídas e tudo o mais.

Muitas vezes deixamos nossas preocupações com Jesus, mas aí temos uma recaída e voltamos a pegar de volta nossas preocupações só para dar uma choradinha sobre nossos problemas. Isso é comum acontecer, mas não é o fim do mundo. O negócio é começar tudo de novo, voltar aos pés de Jesus e devolver os problemas para Ele solucionar, até porque a grande maioria de nossos problemas é insolúvel, humanamente falando.

O grande vilão de nossas preocupações é o dia de amanhã, é a coisa que mais nos preocupa, não é verdade? Mas Jesus já deixou uma regrinha sobre o dia de amanhã, veja: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34). Basta a cada dia o seu mal.

Só quem pode mudar o futuro e reescrever a história de nossa vida é Jesus e basta entregar a Ele nosso coração para que as coisas comecem a fazer sentido. Jesus é o Mestre da transformação, da restauração, da recuperação, ninguém fica na mesma quando abre a porta de sua casa e de sua vida a Jesus. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário