quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cientistas franceses iniciam testes de vacina contra o HIV em humanos

Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini em 31 de Janeiro de 2013

Cientistas franceses iniciam testes de vacina contra o HIV em humanos (Fonte da imagem: Reprodução/APF)
De acordo com o site The Connexion, depois de 13 anos de trabalhos, um grupo de pesquisadores franceses recebeu autorização para iniciar os primeiros testes de uma vacina contra o vírus HIV em humanos.
Segundo a publicação, o tratamento se mostrou bastante eficiente em experimentos realizados com animais, e agora será testado em 48 voluntários soropositivos. O medicamento tem como alvo uma proteína específica — a TAT — que evita que o sistema imunológico identifique e elimine as células infectadas. Assim, em vez de funcionar como uma mera vacina preventiva, a droga ajudará o próprio organismo dos infectados a combater a doença.

Voluntários

Cientistas franceses iniciam testes de vacina contra o HIV em humanos (Fonte da imagem: Reprodução/APF )
Os pacientes receberão três doses no decorrer de um ano de tratamento, e o objetivo do experimento é determinar qual é a dose ideal para tratar humanos. Além disso, os testes envolverão a aplicação de diferentes doses da droga e até mesmo de placebos, e os doentes serão monitorados uma vez ao mês para que os pesquisadores possam avaliar os resultados.
Os pesquisadores esperam que, caso a nova vacina se mostre eficaz, a infecção pelo HIV seja reduzida e até bloqueada, permitindo que o tratamento atual — que consiste em um coquetel de drogas diário que causa uma série de efeitos colaterais — seja substituído. Os cientistas alertam que esta é apena a primeira fase dos testes, portanto não devemos ser otimistas demais. A segunda etapa está programada para ter início dentro de um ano com 80 pacientes.
Fonte: The Connexion


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/36103-cientistas-franceses-iniciam-testes-de-vacina-contra-o-hiv-em-humanos.htm#ixzz2JYoPQXg1

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Criação ou Evolução, Quem Estar Com a Razão? Recomendadissimo


Socidades Secretas Maçonaria Parte 1


Como devemos entender as bem-aventuranças?

 
 
Seria difícil imaginar uma pregação mais revolucionária ou mais importante do que o Sermão do Monte, relatado em Lucas 6 e, na versão mais completa, em Mateus 5, 6 e 7. Jesus já estava pregando o evangelho do reino (Mateus 4:23) quando sentou num monte na Galileia e começou a falar algumas das palavras mais desafiadoras de todos os tempos.
Ele introduz esta mensagem com uma lista de qualidades espirituais conhecidas como as bem-aventuranças (Mateus 5:3-12). Nestes versículos ele diz que os abençoados no reino de Cristo são: os humildes/pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos.
Vale a pena estudar o significado de cada qualidade para compreender melhor este desafio, mas neste artigo quero comentar sobre o valor geral destes versículos como um todo. Algumas sugestões para ajudar no entendimento das bem-aventuranças:
(1) Não devem ser tratadas separadamente, ou seja, não deve imaginar que teria algum benefício em chorar sem ser misericordioso, ou em ser perseguido se não tiver fome e sede de justiça. Jesus lança um desafio importante: cultivar todas estas qualidades em nossas vidas.
(2) Não são qualidades naturais. Jesus não descreve pessoas que são naturalmente choronas ou mansas. Ele fala das disposições de corações aptos para o reino dele. São características espirituais que exigem autonegação na vida de cada discípulo.
(3) Não devem ser entendidas em termos materiais. O reino de Cristo é espiritual, não uma nação física com fronteiras geográficas. Ele fala de pessoas humildes ou pobres de espírito, uma atitude que não tem nada a ver com sua situação financeira. Ele não fala de pessoas que negociam tratados entre países, mas de pessoas que contribuem à paz entre o pecador e seu Criador. No mesmo sentido, as bênçãos mencionadas nestes versículos devem ser entendidas como descrições da abençoada comunhão com o Senhor, e não como promessas materiais. Não devemos imaginar a ocupação perpétua deste planeta, mas devemos buscar e manter comunhão com seu dono!
Para ter o privilégio de participar do reino de Jesus Cristo, precisamos desenvolver as qualidades descritas nas bem-aventuranças.
– por Dennis Allan

sábado, 26 de janeiro de 2013

A Eclésia

A Eclésia (em grego: Εκκλησία, ekklesia) Era a principal assembléia da democracia ateniense na Grécia Antiga. Era uma assembléia popular, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, com mais de dezoito anos que tivessem prestado pelo menos dois anos de serviço militar e que fossem filhos de um pai natural da "polis" (a partir do ano de 452 a.C. também a mãe o teria de ser).

Atuava no âmbito da política externa e detinha poderes de governação relativos à legislação, judiciais e executivos, como por exemplo, decidindo a destituição de magistrados. Também fiscalizava todos aqueles que cargos de poder, de modo a que não abusassem do mesmo e desempenhassem as suas incumbências o melhor possível.[1] Durante a guerra do Peloponeso foi atribuída uma remuneração ("misthos ecclesiastikós"), aos cidadãos da Assembleia, uma vez que as reuniões se realizavam com alguma frequência (cerca de quatro vezes por mês) e podiam demorar um dia inteiro. Estas reuniões realizaram-se, em Atenas e durante o século V a.C., na colina da Pnix, diante da Acrópole, tendo também ocorrido na Ágora e no teatro de Dionísio. Neste século era eleito um pritaneu para chefiar cada reunião, denominando-se este cargo de epístata. A tribuna a partir da qual se faziam os discursos denominava-se "bema", e nestas assembleias os pritanes (cinquenta membros de cada tribo que pertenciam ao Conselho dos Quinhentos) detinham o poder máximo.[2] Foi criada por Sólon em 594 a.C..

 A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo. No século V a.C.. havia 43 000 pessoas participando da Eclésia. Originalmente, se encontrava uma vez a cada mês, mas mais tarde se encontrava três ou quatro vezes por mês. Os assuntos eram estabelecidos pelo Bulé. Os votos eram contados pelas mãos. Wikipédia O que é a EKKLESIA? Palavra do original grego que significa a principal assembléia da democracia ateniense aberto a todos os cidadãos do sexo masculino com mais de 18 anos onde se tomava decisões jurídicas, legislativas e executivas. Podemos comparar ao nosso atual congresso nacional.

Traduzindo para o latim ekklesia passou-se a chamar Ecclesia, que quer dizer “igreja”, mas com o original de seu significado como sendo “abrigo de ovelhas”. O termo igreja passou a ser bastante utilizado pelos cristãos principalmente a partir do século IV. Mas não esse meu principal motivo de compartilhar esse testo e sim de tentar entender como atualmente nós damos significado e principalmente sentido a palavra igreja. Às vezes nos fazemos coisas e cremos em coisas, mas sem o devido questionamento: “por que assim o fazemos ou cremos”. É um ato meio que por osmose: “eu nasci assim, eu cresci assim”, por que nós cristãos nos reunimos no mínimo todos os domingos num lugar que chamamos de igreja e achamos que isso é cristianismo ou nos auto-denominamos cristãos? Fomos capazes de aprisionar um Deus maravilhoso, poderoso, onipotente, onipresente e onisciente a quatro paredes, conseguimos resumir tudo que os cristãos do Livro de Atos e os cristãos do primeiro século deixaram por herança a uma mera reunião domingueira para seguir ritos e costumes muitas vezes de origem duvidosa. Não pense que estou revoltado ou magoado com a igreja, mas fui chamado a pensar, como diz aquele ditado: “penso, logo existo”.

Não há mais condições de viver esse tipo de igreja: domingo, ponho a roupa de “crente” vou para o culto, logo após umas duas horas, ponho novamente minha roupa de “homem secular” até o próximo domingo como se fosse possível separar o homem espiritual do secular. Creio que isso não é ser igreja, nós somos a igreja de Cristo, fazemos parte desse corpo no qual Ele é o cabeça. Dizemos: “vou a igreja para adorar a Deus”, creio que não precisamos ir a igreja para adorá-Lo, podemos adorá-Lo fora dessas quatro paredes com uma atitude de carinho com nossas famílias e pasmem com nossos inimigos também. Dizemos: “vou a igreja para buscar a Deus”, como vamos a igreja para buscar a Deus se Ele já está em nós ditos convertidos? Creio que atualmente perdemos o verdadeiro significado da palavra Igreja, institucionalizamos toda uma essência cristã numa construção fria e que gira em torno do umbigo daquelas que lá estão, tipo um clube social onde pago a mensalidade (dízimos e ofertas) em troca do cumprimento das minhas necessidades e confortos (bençãos, bençãos e bençãos). Nossas motivações de irmos à igreja têm que ser revistas, nossos conceitos sobre igreja também. Aprendamos com os primeiros cristãos que se reunião de casas em casas com salmos, profecias, palavra e principalmente o partilhar do pão.

A verdadeira igreja de Cristo não fecha as portas ao acabar do culto, nem muito menos só abre aos domingos ou em algum evento, ela está sempre de portas abertas, numa escala de 24h por 7dias e somos chamados para ser essa igreja, somos templos vivos do Espírito Santo. Não vou deixar de ir à igreja aos domingos ou qualquer outro dia, mas com certeza os meus conceitos e minhas motivações ao poucos vão mudando.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Abraços fazem bem para a saúde, dependendo de quem nos abraça

Por em 22.01.2013 as 12:00

550px-I-Will-Never-If-You-Never        

Segundo um estudo da Universidade Médica de Viena (Áustria), abraçar alguém pode ajudar a reduzir o estresse, o medo e a ansiedade, além de reduzir a pressão arterial, promover o bem-estar e melhorar a memória.
Estes efeitos positivos são causados pela secreção de ocitocina (ou oxitocina) no organismo – mas isso só ocorre quando abraçamos alguém que gostamos, confiamos ou conhecemos muito bem.
De acordo o neurofisiologista Jürgen Sandkühler, autor do estudo, abraçar estranhos pode ter o efeito oposto, nos estressando ao invés de acalmando.

O hormônio

A ocitocina, também chamada de “hormônio do amor”, é produzida pela glândula pituitária e conhecida principalmente por influenciar nas nossas ligações emocionais, comportamento social e aproximação entre pais, filhos e casais.
Nas mulheres, o hormônio é produzido durante o processo de parto e amamentação, a fim de aumentar a ligação da mãe com o bebê.
A ocitocina pode ser tomada na forma de comprimidos ou como spray nasal, e, uma vez que pode provocar contrações, também é usada em obstetrícia. Pode até estimular a produção de leite nas mulheres, aumentando o fluxo de leite durante a amamentação.

A pesquisa

O estudo chegou à conclusão de que abraçar alguém com quem temos intimidade libera ocitocina em nossa corrente sanguínea, o que reduz a pressão arterial, o estresse e a ansiedade, e pode até mesmo melhorar a memória.
“O efeito positivo só ocorre, no entanto, se as pessoas confiam umas nas outras, se os sentimentos estão presentes mutuamente e se os sinais correspondentes são enviados para fora”, explica Sandkühler. “Se as pessoas não se conhecem, ou se o abraço não é desejado por ambas as partes, seus efeitos são perdidos”.
O mesmo aplica-se ao comprimento do abraço. “Abraçar é bom, mas não importa quanto tempo ou quantas vezes você abraça alguém, é a confiança que é mais importante”, afirma o pesquisador.
Uma vez que a confiança exista entre os “abraçadores”, os efeitos positivos sobre o nível de ocitocina podem ser conseguidos simplesmente como resultado do comportamento empático. “Estudos têm mostrado que crianças cujas mães receberam ocitocina extra têm maiores níveis do hormônio, apenas como resultado do comportamento da mãe”, conta Sandkühler.

Já quando recebemos abraços indesejados de estranhos ou mesmo de pessoas que conhecemos, mas não confiamos, o hormônio não é liberado. “Isso pode levar a um estresse puro, porque o nosso comportamento de manutenção de distância normal é desconsiderado. Nestas situações, nós secretamos cortisol, o hormônio do estresse”, diz Sandkühler.

Abraços não desejados podem ser percebidos como um fardo emocional. “Todo mundo está familiarizado com tais sentimentos em nossas vidas cotidianas, por exemplo, se alguém que não conhecemos chega muito perto de nós sem motivo aparente. Esta violação do nosso ‘espaço pessoal’ é geralmente percebida como desconcertante ou mesmo ameaçadora”, conclui.

Outro estudo recente, da Universdade da Carolina do Norte (EUA), chegou a conclusões parecidas sobre o abraço. A pesquisa descobriu que as mulheres têm maiores reduções na pressão sanguínea do que os homens depois de abraços com seus parceiros. Elas também tinham níveis mais baixos do hormônio do estresse, cortisol.

“O apoio do parceiro está associado a níveis mais altos de ocitocina, tanto para homens quanto para mulheres. No entanto, o efeito potencialmente cardioprotetor da ocitocina pode ser maior para as mulheres”, disse a psicóloga e principal autora do estudo, Karen Grewen.[MedicalXpress, Inquisitr, DailyMail]

domingo, 20 de janeiro de 2013

Meditações Bíblicas

"Assim também agora vós tendes tristeza, mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar. Naquele dia nada me perguntareis." (João 16.22-23)

Por que não recebemos resposta de certas perguntas que fazemos em oração?

Porque Deus nos ama, porque tem grandes planos para cada um de nós e porque Ele quer fazer coisas grandiosas através de nós, assim como Ele fez através de Jesus.

Devemos ter a coragem de dar glória a Deus quando Ele silencia. É nessas horas que deveríamos nos agarrar com mais firmeza na convicção de que quando Deus se cala é porque Ele nos ama! Não importa que não consigamos entender o Seu amor.

Um dia vamos entendê-lo. Quando vermos a Jesus como Ele é, todas as nossas perguntas e questionamentos estarão satisfeitos.

Quando O vermos como Ele é, cobriremos nosso rosto com as mãos e nos prostraremos diante dEle em adoração, dizendo: "" Senhor, eu nem imaginava que Tu eras tão bom para comigo!

Perdoa meus questionamentos rebeldes e minhas súplicas insistentes." Aquilo que o Senhor Jesus disse realmente se cumprirá: "Naquele dia nada me perguntareis." Dobre seus joelhos e não fique perguntando por que e para quê.

Certas perguntas você nunca poderá responder a fundo, pois a resposta se encontra guardada no amor insondável e especial do Senhor para com você.

http://www.chamada.com.br/perolas/?mes=Janeiro&dia=20

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O horripilante pulga devoradora de língua

Por em 16.01.2013 as 12:02

        
          

Só de olhar para foto, sinto meu estômago revirar e minha pele se contorcer.
O nome desse monstrinho é pulga-do-mar (Cymothoa exigua). O parasita, um crustáceo isópode, se acomoda na base da língua do peixe Luciano (Lutjanus guttatus), devorando-a inteira e literalmente tomando seu lugar. (Agora você imagina ter um troço nojento desses, com cabeça, garras e tudo como língua e esse é o roteiro do mais assustador filme de terror da história).
Não sei por que a natureza foi tão cruel com Luciano. A pulga entra na boca do peixe através de suas brânquias. Então, começa a extrair seu sangue cortando a língua do animal através de seus três pares de pernas com garras fronteiras.
Conforme o parasita cresce, menos sangue chega até a língua do peixe até que, eventualmente, o órgão atrofia. Em seguida, a pulga substitui a língua do peixe, anexando o seu próprio corpo aos músculos do topo da língua (em muitos casos, 90% da língua do peixe deixam de existir, com o crustáceo em seu lugar).
O peixe é capaz de utilizar o parasita como uma língua normal (exceto pelo fato de que é tudo, menos normal). Estudos mostram que não há indicação de redução do poder de alimentação ou de respiração no animal. Esse é o primeiro caso conhecido (em animais) de substituição funcional de uma estrutura do hospedeiro por um parasita.
Exceto virar sua língua, aparentemente a pulga-do-mar não causa qualquer outro dano ao peixe hospedeiro. Também, pudera…
O parasita faz parte da família Cymothoidae. Várias espécies desta família também são isópodes parasitas, que provavelmente não causam altas taxas de mortalidade nas centenas de peixes marinhos e de água doce que parasitam.[DesertMuseum, ScienceBlogs, ubermore, Abril]


Fonte : http://hypescience.com/o-horripilante-pulga-devoradora-de-lingua/

sábado, 12 de janeiro de 2013

A importância do evangelista no plano da salvação

.
A salvação é um processo que acontece quando a pessoa abre o coração ao Espírito Santo. Deus é sábio e só Ele está de uma ponta até outra deste momento de transformação da alma. O pregador é NADA! Sinto dó de quem se acha importante neste assunto da salvação e desdenha do próximo. Só Jesus é eficaz nesta matéria
.
"Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. "Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho" 1 Coríntios 3.5-8.
.
O trabalho de Deus no plano da salvação é muito bonito, meticuloso, espetacular! Dá alegria só de pensar. Leia a listagem que encontramos na carta de Paulo aos cristãos da Igreja Primitiva:
.
"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós" Efésios 4.4-6.
.
"Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" - Efésios 4.10-13.
.
Deus é único e eficaz no processo da salvação. A mensagem é entregue por seres humanos, porém o processo que está nas mãos do homem não é capacidade de uma só pessoa. O aperfeiçoamento das almas envolve apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Neste processo, o Espírito nos usa como membros de um corpo que se chama Igreja... O coração precisa dos pulmões, o pulmão do fígado, o fígado das mãos, e a mão esquerda da mão direita... O pulmão morre sem o restante dos órgãos... Todos os órgãos morrem sem o funcionamento dos pulmões... Somos dependentes uns dos outros para viver em Cristo.
.
O mensageiro que entrega a mensagem da salvação precisa entender que é apenas uma parte de um grande elo que só é vivo se houver envolvimento direto com o Espírito. Não é apenas o ministério de evangelista, nem o de apostolado, ou de pastor, mestre ou profeta, que levará uma pessoa ao aperfeiçoamento espiritual... E Deus faz com que seja um processo coletivo, nunca individual  para que ninguém queira se sentir mais importante que Jesus Cristo quando uma alma se converte.
.
Eu gosto do evangelismo do tipo olhos nos olhos. Gosto de falar sobre Jesus para quem quer ouvir falar dEle. Eu me esforço para continuar a evangelizar até quando a pessoa está bem firmada na fé. Se possível, levo a pessoa evangelizada e apresento ela ao pastor que a pastoreará. Não promovo placas de denominações evangélicas. Existem pessoas que estão por aí, pregando, pastoreando, que um dia Deus me deu o prazer de encontrar e falar a elas sobre o plano da salvação. Essa capacidade é dada pelo Espírito. Tenho plena consciência que não sou nada neste processo de evangelismo. Glórias ao Senhor por tudo isto.
.
Quer evangelizar e ver almas seguindo a Jesus por intermédio de você? Ore a Deus e aguarde. O Senhor responderá seu pedido. Fique com os olhos bem vigilantes, pois a resposta virá e deve aproveitá-la.
.
E.A.G.
.
Fonte: Belverede

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pecados Escondidos: Lições de Uma Batalha Perdida

 
A chegada de Israel deixou os povos da região com medo. Os escravos que saíram do Egito 40 anos antes estavam reduzindo a nada todos os reis e exércitos que ousavam desafiá-los. Agora, esta grande ameaça chegou na terra de Canaã. Chegaram à terra conduzidos por Josué, o líder escolhido pelo próprio Deus. Entraram por um milagre. Quando os sacerdotes chegaram à beira do rio Jordão, as águas pararam e o povo atravessou em terra seca. Uma vez que entraram na terra, os israelitas esperaram antes de começar suas conquistas. Primeiro, eles se dedicaram ao Senhor através da circuncisão. Depois, participaram da Páscoa, uma festa de grande importância. Leia os detalhes nos primeiros cinco capítulos do livro de Josué.
A batalha contra Jericó (Josué 6)

O  povo de Israel, guiado por Deus, iniciou uma série de batalhas, atacando a   cidade de Jericó. Era uma cidade grande e bem fortificada, e a estratégia  usada por Josué não fazia nenhum sentido em termos militares. Mas, quando o povo obedeceu a Deus e marchou ao redor da cidade 13 vezes, tocou as trombetas e gritou, as muralhas da cidade caíram. Eles tomaram a cidade com facilidade inédita, e os habitantes das outras cidades da terra ficaram aterrorizados.
A batalha contra Ai (Josué 7:1-12)

A cidade de Ai, o segundo alvo do exército israelita, seria uma vitória fácil. Espiaram  a cidade e a acharam fraca e pequena. Josué mandou apenas 3.000 soldados,   esperando uma vitória rápida. Ninguém acreditou quando os cidadãos de Ai se defenderam. Os soldados de Israel viraram as costas e fugiram. 36 homens morreram na batalha, e o povo de Israel foi totalmente abalado pela derrota inesperada.

Josué e os anciãos de Israel buscaram uma explicação de Deus. Não era somente o povo que foi envergonhado pelo inimigo, Josué afirmou, mas o próprio nome de Deus seria blasfemado pelos inimigos. A resposta de Deus foi rápida e direta: Israel pecou e, por isso, perdeu a batalha. Mais ainda, Deus prometeu que continuariam perdendo suas batalhas enquanto o pecado continuasse no meio do povo.
O pecado descoberto e removido (Josué 7:13-26)

Deus ordenou que Josué convocasse o povo, no dia seguinte, para descobrir o  pecador no seu meio. Acã, um dos soldados da tribo de Judá, havia desrespeitado a palavra de Deus durante a batalha de Jericó (veja Josué 6:18-19). Em vez de destruir as coisas proibidas e entregar os metais preciosos para o tesouro de Deus, ele levou algumas coisas para a tenda dele. Acã escondeu uma capa babilônica, um pouco mais de 2 kg de prata e cerca de 500 gramas de ouro. A conseqüência era gravíssima. Além dos 36 homens mortos na batalha, Acã, toda a sua família e todas as suas posses foram destruídas.
A segunda batalha contra Ai (Josué 8)

Uma vez que o pecado foi removido, o exército de Israel voltou à batalha. A segunda batalha foi bem diferente. Deus acompanhou o povo e entregou aquela cidade, com todos os seus 12.000 moradores, nas mãos dos israelitas. Por meio dessas duas batalhas, Deus deixou bem claro que as conquistas em Canaã não seriam alcançadas por causa da força militar do povo, mas através da fidelidade espiritual. Deus entregaria os inimigos aos israelitas fiéis, ou entregaria os israelitas infiéis aos inimigos. Tudo dependia da obediência do povo.
Lições para nós

A derrota de Israel em Ai serve como um exemplo importante para nós. O pecado  escondido de uma pessoa custou dúzias de vidas e ameaçou o bem-estar de uma   nação inteira. Considere estas lições:
ŒA importância da obediência. Podemos imaginar Acã ou outros israelitas tentando justificar seu pecado. Um pouco de ouro ou prata faz mal? Tem alguma coisa errada em possuir uma capa importada? O problema não está na coisa em si, mas no fato que Deus havia proibido que os israelitas tomassem qualquer coisa de Jericó.

Hoje, pode ser que você não entenda o porquê de algumas regras que Deus nos deu. Faz mal satisfazer algum determinado desejo da carne? Tem problema em tomar uma cervejinha de vez em quando? Prejudica alguém assistir filmes com cenas de sexo? Faz mal alugar fitas pornográficas ou comprar revistas pornográficas? Por que não furtar um pouquinho de dinheiro quando ninguém sentirá falta? Uma mentirinha de vez em quando vai causar problemas? Tais coisas foram proibidas porque Deus falou. Mesmo se não entendermos os motivos dele, devemos respeitar as suas regras (1 João 3:3-10).
 O perigo do pecado escondido. Muitas pessoas pensam que o pecado oculto não prejudica ninguém. O caso de Acã mostra que o pecado escondido pode prejudicar muitas pessoas. Acã conseguiu esconder seu pecado de todos, mas Deus o viu (veja Hebreus 4:13 e Efésios 5:11-13). Pense sobre algumas conseqüências do pecado oculto:
  • O pecado escondido tormenta a consciência. A criança com a consciência pesada treme quando os pais a chamam. Provérbios 28:1 diz que o pecador reage da mesma forma: "Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é intrépido como o leão." 
  • O pecado oculto pode trazer conseqüências terríveis. Por causa do pecado de Acã, 36 famílias enterraram seus filhos, pais e maridos. O povo foi envergonhado, perdendo uma batalha para um inimigo fraco. Será que outras pessoas, até entes queridos, sofrerão por causa do seu pecado escondido? Será que seu erro oculto levará outras pessoas à morte? Um exemplo mostrará que tais conseqüências são possíveis hoje em dia: Quantas mulheres inocentes têm morrido de AIDS por causa do pecado "escondido" do próprio marido?
  • A iniqüidade escondida destrói o espírito. Considere três versículos do  Novo Testamento. Tiago 4:1 fala sobre os "prazeres que militam na vossa carne". É linguagem de guerra, que implica a possibilidade de perder e morrer. 1 Pedro 2:11 explica melhor quando cita "Paixões carnais, que fazem guerra contra a alma". Quando deixamos os desejos da carne dominar as nossas vidas, estamos destruindo a própria espiritualidade. Hebreus 12:17 mostra que podemos ficar tão cauterizados no pecado a ponto de não conseguirmos voltar, arrependidos, para Deus.
Como devemos lidar com pecados escondidos?
As Escrituras mostram a necessidade de certas atitudes para se livrar do erro  oculto. Considere estes princípios bíblicos e faça as mudanças necessárias na sua   própria vida:
ŒTem que parar de se enganar e reconhecer que o seu pecado escondido está errado. Uma das defesas mais antigas do pecador é de negar o fato do pecado. Se você consegue se persuadir que seu hábito não é pecaminoso, a consciência não vai doer tanto. Mas o padrão que define o pecado é a palavra de Deus, não os desejos e opiniões do homem: "... o pecado é a transgressão da lei" (1 João 3:4).  "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte" (Provérbios 14:12). Podemos fechar os olhos à verdade e recusar ouvir a palavra de Deus, mas tal rebeldia não mudará nem um "i" da verdade revelada. "O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável" (Provérbios 28:9).
É necessário arrepender-se. O homem procura maneiras suaves de tratar o problema do pecado, mas Deus não as aceita. Ele exige o arrependimento verdadeiro, nascido da tristeza segundo Deus (2 Coríntios 7:10). "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia" (Provérbios 28:13). Para ficar livres do pecado, temos que deixá-lo.
Ž Precisa pedir perdão a Deus. O perdão divino é condicionado na confissão do pecador. João escreveu para cristãos que, como todos, tinham seus defeitos. Mas ele não minimizou o problema do pecado. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9; veja, também, Atos 8:20-23).
Se não consegue vencer o pecado sozinho, procure a ajuda de alguém. O Diabo utiliza bem a vergonha do ser humano. A tendência é de pensar assim: "Não posso falar com ninguém, porque outras pessoas vão pensar mal de mim, perder respeito por mim, ou falar para todo mundo sobre o meu problema." É normal sentir vergonha quando revelamos nossas fraquezas e pecados a outros. Quando nos abrimos, tornamos vulneráveis e sentimos desprotegidos. Mas, não seria melhor arriscar a vergonha agora do que passar eternidade banido da presença de Deus (2 Tessalonicenses 1:7-8). Se você não consegue se livrar dos seus hábitos pecaminosos sozinho, peça ajuda. Tiago 5:16 mostra que confessamos nossos pecados a outros porque queremos ser curados: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." No mesmo contexto (5:14), Tiago diz que os doentes (a mesma palavra, usada outras vezes no Novo Testamento, se refere a pessoas espiritualmente doentes) devem chamar os presbíteros da igreja, os homens responsáveis por instruir e corrigir os cristãos.
Entenda que, mesmo depois de ser perdoada pelos pecados do passado, uma pessoa pode sofrer conseqüências do erro. Davi se arrependeu e foi perdoado depois de cometer adultério e matar o marido da amante (2 Samuel 12:13-14), mas ainda perdeu o filho que nasceu e, depois, mais três filhos. Hoje em dia, há pessoas que morrem de câncer porque fumavam escondidas. Algumas pessoas que nunca revelaram seus problemas com bebidas alcoólicas sofrem, depois, de doenças do fígado. A fornicação e o adultério são desobertos, em alguns casos, por causa de gravidez ou doenças sexualmente transmitidas. Muitas vezes, essas conseqüências vêm depois da pessoa se arrepender e ser perdoada.
Conclusão: dominando o pecado
Quando a oferta de Caim foi rejeitada por Deus, ele ficou irado. Deus falou com ele,  e o avisou da mesma batalha que acontece na vida de cada um de nós: "Se   procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo" (Gênesis 4:7). Sabemos o que Caim fez quando enfrentou esse desafio. Nós, pela graça de Deus, podemos fazer melhor (Romanos 6:12-14; Colossenses 3:1-3; Hebreus 2:18). Que Deus nos abençoe e nos ajude na batalha contra o pecado.

- por Dennis Allan

10 mitos médicos nos quais você provavelmente ainda acredita

1 – Vacina pode causar gripe (e autismo)

A ideia de uma vacina é estimular a produção de anticorpos no organismo injetando vírus mortos ou desativados – que, embora causem alerta no sistema imunológico, são inofensivos. “Um vírus morto não pode ressuscitar para causar gripe”, garante a médica Rachel Vreeman, coautora do livro “Don’t Swallow Your Gum! Myths, Half-Truths, and Outright Lies about Your Body and Health” (“Não Engula o Chiclete! Mitos, Meias Verdades e Mentiras Descaradas sobre o Corpo e a Saúde”, lançado no Brasil pela Martins Fontes). Uma vacina pode, sim, causar febre e mal-estar, mas não a doença propriamente dita.
Em 1998, um artigo publicado no jornal The Lancet lançou mais um mito em torno das vacinas: pais de oito crianças alegaram que seus filhos se tornaram autistas porque foram vacinados contra três doenças (sarampo, caxumba e rubéola). A suposta relação de causa e efeito entre vacina e autismo jamais foi confirmada – em 2002, um estudo feito com 530 mil crianças e publicado no New England Journal of Medicine não encontrou vínculo algum. Ainda assim, o combate a esse mito continua consumindo recursos que deveriam ser usados no estudo do autismo, segundo a médica.
2 – Suplementos alimentares sempre são saudáveis

Nosso corpo tem uma necessidade diária de vitaminas, o que faz de suplementos uma inocente e prática solução, correto? Não exatamente. “O FDA [órgão regulador de alimentos e remédios dos Estados Unidos] não exige que suplementos sejam regulamentados da mesma maneira que remédios, o que pode ser um verdadeiro problema”, alerta Vreeman. Essa falta de regulação pode levar fabricantes a fazer recomendações incorretas e divulgar nas embalagens efeitos que não foram comprovados em laboratório – além disso, em comparação com produtos que passam por um rigoroso controle, os suplementos são pouco estudados.
De acordo com pesquisa publicada esse ano no periódico Stem Cells, doses excessivas de vitamina C e E podem causar alterações genéticas e tornar a pessoa mais predisposta a desenvolver câncer. Assim, a menos que um médico recomende seu uso, é melhor trocar suplementos por uma alimentação balanceada, que forneça as doses necessárias de vitaminas.
3 – O frio deixa você doente

Embora nós possamos ter sintomas (reais ou imaginários) de resfriado quando ficamos muito tempo em um ambiente frio, o que realmente nos deixa doentes é a exposição ao vírus, não às baixas temperaturas. Em 1968, um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que o frio não deixa pessoas mais suscetíveis a ficar resfriadas: os voluntários expostos a exemplares de rinovírus (causa mais comum de resfriado) ficaram doentes, independentemente de estarem em ambientes aquecidos ou gelados.
Especula-se que casos de gripe e resfriado sejam mais comuns nos meses frios porque nesses períodos as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados e junto com outras, o que facilitaria a transmissão dos micro-organismos.
4 – Nós usamos apenas 10% dos nossos cérebros

A ideia de que não fazemos pleno uso de nossa capacidade cerebral é muito usada em palestras motivacionais para encorajar as pessoas a explorar esse “potencial escondido”. Embora diversos estudos já tenham mostrado que não é verdade que usamos apenas parte do nosso cérebro (“Você simplesmente não vê áreas dormentes [em ressonâncias magnéticas do cérebro]“, aponta Vreeman), o mito se perpetua pelo menos desde 1907.
5 – Açúcar deixa crianças hiperativas e descontroladas

Pais e mães do mundo todo acreditam que açúcar em excesso pode transformar mesmo a criança mais sossegada em um verdadeiro “monstrinho”. “Mas isso é coisa da sua cabeça”, garante a médica. Em um estudo publicado em 1994 no Journal of Abnormal Child Psychology, pesquisadores deram Ki-suco (!) adoçado com aspartame a um grupo de crianças e, para metade dos pais, contou que o suco tinha açúcar e, para os demais, que era apenas aspartame (adoçante sintético). Aqueles que acharam que seus filhos estavam “cheios de açúcar” disseram que as crianças estavam hiperativas e incontroláveis, mas um sensor colocado no pulso delas mostrou justamente o contrário – elas estavam tranquilas. Uma possível explicação para esse mito é que, normalmente, crianças consomem muito açúcar em festas (como aniversários e comemorações de feriados), quando ficam agitadas independentemente do nível de açúcar no sangue.
6 – Você precisa ficar acordado se tiver uma concussão

Existe um tipo grave de ferimento na cabeça que pode causar sangramento no cérebro e fazer a pessoa entrar em coma depois de um período de lucidez. Contudo, isso pouco tem a ver com as concussões normais – que, embora inspirem cuidado médico, raramente são severas ou fatais. “Se você foi avaliado por um médico e ele disse que você sofreu uma concussão média, não precisa se preocupar em ter alguém para te acordar a cada hora”, garante Vreeman.
7 – Goma de mascar fica no seu estômago durante anos

O fato de não ser digerível (da mesma forma que fibras alimentares, que temos de consumir diariamente) não quer dizer que uma goma de mascar vá ficar presa no sistema digestivo: se um alimento não pode ser digerido, ele simplesmente é passado adiante e eliminado.
8 – Ler no escuro ou sentar muito perto da TV estraga sua vista

Quem já teve que ler sob uma luz fraca ou passou horas na frente da tela brilhante de um computador sabe que isso deixa a vista cansada – mas não há evidências de que cause dano permanente ou a longo prazo. Na década de 1960, contudo, o mito de que a TV podia prejudicar a vista procedia: algumas delas emitiam radiação que podia danificar os olhos, mas já faz tempo que isso foi resolvido, e os aparelhos modernos são seguros nesse ponto. Agora, se o seu filho costuma ficar muito perto da televisão, pode ser que ele precise usar óculos (embora não seja culpa da TV ou do computador).
9 – Você deve tomar pelo menos 2,5 litros de água por dia

Em 1945, o Conselho Nacional de Pesquisa de Alimentos e Nutrição dos Estados Unidos divulgou que adultos deveriam ingerir 2,5 litros de água diariamente (o equivalente a cerca de 8 copos), recomendação prontamente repercutida pela imprensa. O problema (apontado por membros do Conselho) é que não avisaram que boa parte dessa água vinha dos alimentos, não apenas de ingestão direta.
10 – Evite nadar depois de comer

Pode estar fazendo um calor infernal: se você acabou de encarar um churrasco, não deveria entrar no mar ou na piscina, sob o risco de ter cãibras e se afogar – ao menos é o que pais e mães pregam há décadas. O fato é que qualquer exercício vigoroso depois de uma refeição pesada pode causar desconforto, mas normalmente não chega a ser perigoso, e não há nenhuma razão especial para não nadar após comer, diz Vreeman – além disso, cãibras podem acontecer a qualquer momento, mesmo que você não tenha comido nada.[My Health News Daily]



Fonte: http://hypescience.com/10-mitos-medicos-nos-quais-voce-provavelmente-ainda-acredita/

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Exoesqueleto artificial está pronto para uso


       
          
O exército americano está ganhando um aliado para garantir mais conforto e preservar a saúde em tarefas diárias.

Trata-se do HULC (Human Universal Load Carrier, que significa algo como “Suporte humano universal para cargas”), um exoesqueleto artificial, desenvolvido para que soldados possam carregar peso sem desgastar tanto o corpo.

 Os protótipos já estão prontos para testes com os militares.

Um exoesqueleto artificial é “instalado na pessoa”, e fica disposto como se fosse realmente um esqueleto externo, parte da estrutura corporal. Movido à bateria, ele retira das costas do soldado o esforço, por exemplo, de levantar um caixote de 90 kg, e deixa que as pernas de titânio suportem o peso. E o soldado não tem nenhuma limitação de movimento devido ao HULC.

Mesmo com ele, é possível correr, se agachar, rastejar e saltar. Assim, o soldado não perde nada em agilidade e poupa as articulações castigadas quando se levanta muito peso, principalmente na coluna e nos joelhos.

O próprio aparelho neutraliza até o seu próprio peso. O motor do exoesqueleto fica instalado nas costas do soldado, como uma mochila, mas direciona para o chão a tensão dos 24 kg que pesa. Com isso, quase nem é sentido por quem o usa. Por enquanto, o aparelho é usado apenas por militares, mas no futuro poderá se tornar um excelente aliado ortopédico para que trabalhadores braçais evitem problemas na coluna e desgastes dos ossos no futuro. A máquina, que já tirou tantos empregos de trabalhadores ao longo das décadas, pode agora auxiliá-los. [BBC News]

domingo, 6 de janeiro de 2013

Elogios e Lisonjas

.
"Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios" - Provérbios 7.21 
.
O elogio é sempre melhor que a lisonja. E o falso amigo é sempre pior do que o inimigo declarado.
.
O lisonjeador diz coisas que as pessoas querem ouvir e não estão compromissados com a verdade. Eles querem o bem-estar deles e não estão se importando conosco. Usam a mentira se dirigindo para nós, sobre nós, para se benefiarem através de nós.
.
Amigos são pessoas que falam verdades com amor. Elogiar é dizer verdades que alegram nosso coração. Eu quero elogio. Todos querem. Mas, se da boca de quem elogia sair algo que não nos agrada, reflitamos.
.
A dura crítica construtiva é tão boa quanto o afago de palavras agradáveis.