quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SEITAS PSEUDO-CRISTÃS - COMO IDENTIFICÁ-LAS?

 



Como identificar uma seita pseudo-cristã, se seus ensinos muitas vezes parecem ser baseados na Bíblia? Por que para muitos é tão difícil diferenciar seita de igreja cristã?

Sabemos que seita é grupo de pessoas que praticam desvios doutrinários, os quais são chamados de heresias. Tais desvios doutrinários não são mero equívocos de interpretação, mas uma afronta às doutrinas centrais do Cristianismo.

Entre elas, veremos que as seitas usam livros além da Bíblia. Negam que Jesus seja Deus e o rebaixam de posição. Defendem a salvação pelas obras, a fim de submeterem seus membros a trabalho árduo na divulgação de suas heresias. A maioria das seitas são exclusivistas, ensinando serem os únicos detentores da verdade. Convido você a ler as heresias a seguir e orar a Deus, perguntando a Ele como você pode ajudar pessoas que crêem dessa forma a serem libertas desses enganos.
1. AS SEITAS USAM, ALÉM DA BÍBLIA, ESCRITOS “INSPIRADOS"
OU TÃO IMPORTANTES QUANTO A BÍBLIA.

ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA - “Cremos que Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo, e seus escritos, o produto dessa inspiração, tem aplicação e autoridade especial para os adventistas do sétimo dia. Negamos que a qualidade ou grau da inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas.” - Revista Adventista, Fevereiro de 1984, pág. 37.
Pergunte aos adventistas: Como os Escritos de Ellen White podem ser tão inspirados quanto à Bíblia se a Igreja Adventista do Sétimo Dia admite oficialmente que essa "profetiza" cometeu erros em seus escritos? E como ela pode ser "profetiza" se há provas de que ela copiou muito do que escreveu de escritores contemporâneos a ela?
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - “Meramente ter a Palavra de Deus e lê-la não basta para adquirir o conhecimento exato que coloca a pessoa no caminho da vida”. (A Sentinela de 1o. de Setembro de 1991, pág. 19) “A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus [Corpo Governante e seus escritos], não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia”. – A Sentinela 1 de Agosto de 1982, página 27.
Pergunte às TJs: Onde a Bíblia ensina a existência de um corpo governante? De acordo com João 3:16, Atos 16:30, 31, qual a única maneira de sermos salvos?
MORMONISMO - “Declarei aos irmãos que o livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da terra, e a pedra angular da nossa religião.” - Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pág. 178.
Pergunte aos mórmons: Se o Livro de Mórmon é o mais correto de todos os livros da terra, porque desde sua primeira edição, em 1830, este livro já sofreu 3913 alterações? E se é o mais correto, por que ele não ensina as principais doutrinas dos mórmons, como a pluralidade de Deuses, o casamento eterno e ser Deus um personagem de carne e ossos? Por que se precisou de outros livros para ensinar essas crenças que não estão no Livro de Mórmon?
OS MENINOS DE DEUS (A FAMÍLIA INTERNACIONAL "FI") - “Quero dizer-vos que é melhor lerem o que Deus diz hoje ... ao que disse 2000 ou 4000 anos atrás. Depois, quando acabarem de ler as últimas cartas de MO [Fundador David Berg] podem voltar e ler a Bíblia e as velhas de MO!” – Velhas Garrafas, Julho de 1973, p. 11.
Pergunte aos da FI - Se as cartas de David Berg são tão ou mais importantes do que a Bíblia, por que confiar nos escritos de um homem que ensinava o sexo como forma de evangelismo? Onde Deus ensinou isso? E como confiar nas cartas de um homem acusado de pedofilia?
A IGREJA DA UNIFICAÇÃO - REVERENDO MOON - “A Bíblia não é a própria verdade, senão um livro que ensina a verdade. (...) Portanto, não devemos considerar um livro de texto como absoluto em todos os detalhes.” – O Princípio Divino, Introdução, p. 7.
Pergunte aos moonistas - Se a Bíblia não é a própria verdade, por que eu deveria crer que o livro do Rev. Moon - O Princípio Divino - é a própria verdade? Você sabia que Moon copiou idéias budistas, xintoístas e de outras religiões orientais? E de onde ele tirou a idéia de que Satanás teria fornicado (tido relações sexuais) com Eva?
ESPIRITISMO KARDECISTAS - “Nem a Bíblia prova coisa alguma, nem temos a Bíblia como probante. O Espiritismo não é um ramo do Cristianismo como as demais seitas chamadas cristãs. Não assenta seus princípios nas Escrituras. Não rodopia junto à Bíblia. Mas a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome espiritismo.” – À Margem do Cristianismo, página 214.
Pergunte aos espíritas kardecistas - Sabia que muitos cientistas provaram que a Bíblia tem razão em assuntos relacionados com arqueologia, geografia, história, arquitetura e astronomia? (Pesquise e cite exemplos) Em contrapartida, onde se prova que há espíritos que outrora viveram aqui na terra e estão reencarnados em Júpiter, que para Alan Kardec era um mundo mais próximo da perfeição? - Veja: Kardec, O Livro dos Espíritos, página 114, nota de rodapé, 3a. Edição, Editora Boa Nova.
NOSSA CRENÇA - Os cristãos seguem somente a Bíblia. (2 Timóteo 3:16) Quanto aos livros religiosos, não cremos que seus autores receberam do Espírito Santo de Deus cada palavra a ser escrita. Poderíamos até crer numa orientação do Espírito Santo, para o autor se expressar biblicamente, mas jamais no mesmo grau de inspiração da Bíblia. (2 Pedro 1:21) Devemos estar atentos às seitas que usam tais livros “inspirados”, pois quando submetidos a um exame à luz da Bíblia, sempre acabam revelando-se como obra humana, repleta de erros.
2. AS SEITAS NEGAM A DIVINDADE OU A HUMANIDADE DE JESUS, OU O REBAIXAM DE ALGUMA FORMA

LEGIÃO DA BOA VONTADE - “Jesus não poderia nem deveria (...) revestir-se do corpo material do homem, mas [tinha] um corpo fluídico. (A Saga de Alziro Zarur II, 10a. edição, página 108.) “Agora, o mundo inteiro pode compreender que, Jesus, o Cristo de Deus, não é Deus, nem jamais afirmou que fosse Deus.” – Doutrina do Céu da LBV, página 108.
Pergunte aos da LBV - Como Jesus poderia ter um corpo fluídico se ele foi pregado na cruz? E embora nunca Jesus disse literalmente "EU SOU DEUS", pois humilhou-se como homem (Filipenses 2:5-8), você sabia que Ele dava a entender que era Deus? - Leia João 8:58 e compare com ~Exodo 3:14.
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ – “O anjo mais importante, tanto em poder como em autoridade, é o arcanjo Jesus Cristo, também chamado de Miguel.” – A Sentinela 1o. de Dezembro de 1995, página 8. (Os Adventistas do Sétimo Dia concordam com essa opinião.)
Pergunte às TJs e Adventistas: Como Jesus pode ser o Arcanjo Miguel, se Jesus é o Criador de todas as coisas,inclusive anjos? (João 1:3; Colossenses 1:15-18) Como Jesus pode ser Miguel, se Miguel e seus anjos guerreou contra Satanás e seus anjos para osexpulsar do céu? (Apocalipse 12:7-12) Acha que Jesus precisaria guerrear se ele expulsava das pessoas tão facilmente, aqui na terra, Satanás e seus demônios? Se Miguel fosse Jesus, ele seria o primeiro príncipe, não concorda? Então, por que a Bíblia chama Miguel de um dos primeiros príncipes? (Daniel 10:13) Se Miguel é um dos primeiros príncipes, como poderia ser Jesus, que é chamado de Rei dos reis? (Apocalipse 19:13) Se Deus tivesse dito a um arcanjo "façamos o homem à nossa imagem e semelhança" (Gênesis 1:26), não seríamos imagem de Deus e de arcanjo ao mesmo tempo?
IGREJA LOCAL DE WITNESS LEE - “Quando Cristo estava na cruz, ele era um homem à semelhança da serpente. A Serpente é Satanás, o Diabo, o inimigo de Deus, mas Cristo se encarnou como homem, tendo até a semelhança da carne pecaminosa, que é a semelhança de Satanás.” – O Homem e As Duas Árvores, página 10.
CRISTADELFIANISMO“É evidente que Jesus [...] compartilhou cada uma de nossas tendências pecaminosas...” – O Livro Princípios Bíblicos.
Pergunte aos localistas e aos cristadelfianos: Onde a Bíblia ensina que Jesus era um homem à semelhança da serpente e que tinha a semelhaça da carne pecaminosa? Não seria isso rebaixar a pessoa de Cristo Jesus, que era perfeito, sem pecado? - Hebreus 4:15.
ESPÍRITAS KARDECISTAS - “Segundo definição dada por um Espírito, ele [Jesus] era um médium de Deus.” – A Gênese página 311.
Pergunte aos espíritas karcecistas - Sabia que Jesus, de acordo com a Bíblia, é mediador entre Deus e os homens? (Ler 1 Timóteo 2:5) Sabia que só Jesus poderia ser esse mediador, porque só Ele é perfeitamente Deus e perfeitamente homem? - Filipenses 2:5-11.
SEITA UNICISTA - VOZ DA VERDADE - “Qual o significado da palavra trindade? Teoria religiosa de intenção carnal e diabólica, com o sentido de alimentar uma ilusão de Satanás.” – Instrução Inicial Pró-Batismo, Voz da Verdade.

SEITA UNICISTA TABERNÁCULO DA FÉ - "Deus precisa de homens que queiram sofrer pelo seu Nome, não pelo nome "Trindade". O que tem Roma de Deus? E no entanto os protestanetes estão unidos com ela através da dutrina da Trindade." - De Volta à Palavra Original, página 27.
Pergunte aos da Voz da Verdade e aos da Tabernáculo da Fé: Embora você creia que Jesus seja Deus, você crê que Deus não seja TRÊS PESSOAS distintas, mas três modos ou ofícios de Deus, certo? Então, se para você o Deus primeiro veio como Pai, depois como Filho, e depois como Espírito Santo, como explicar os 179 versículos bíblicos que mostram diálogo e interação entre o Pai, Filho e Espírito Santo? Se Deus é uma pessoa só com três modos de agir, como explicar que O SENHOR disse a meu Senhor (Jesus): Senta-se à minha direita?" Quem disse para quem? (Salmo 110:1; Veja também João 8:17, 18.) Portanto, não seria rebaixar Jesus de posição ensinar que a Pessoa dEle seja a mesma do Pai e, portanto, não seja submissa ao Pai no plano de salvação? - 1 Coríntios 11:3.
MORMONISMO – “Quando a virgem Maria concebeu o menino Jesus, o Pai o tinha gerado à própria semelhança. Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo.” - Journal of Discourses, Volume 1, 1852, página 51."
Pergunte aos mórmons: Sabia que é rebaixar a pessoa de Jesus por ensinar que Ele não foi gerado por Espírito Santo? Se vocês acreditam que Jesus é Deus, ao se fazer homem para morrer por nós, não seria óbvio que Ele, Jesus, deixasse nas mãos do Espírito Santo (que é Deus) o poder de fazê-lo nascer sem a intervenção humana? Onde a Bíblia ou o Livro de Mórmon ensinam isso? Sabia que em lugar nenhum, mas que essa crença foi acrescentada depois porJoseph Smith Jr?
NOSSA CRENÇA – O melhor argumento para se provar a divindade de Jesus é o seguinte: Deus disse em Isaías 43:10 que não há outro Deus além dele, no entanto Jesus é chamado de Deus. (Salmo 45:6, 7; João 1:1; 20:28). Visto que há um só Deus, Jesus seria outro Deus, ou o mesmo Deus? Jesus seria deus falso ou Deus Verdadeiro? No caso das seitas unicistas, elas ensinam que Jesus é o único Deus, e que ele é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Agindo assim, eles rebaixam a Cristo, negando a sua submissão em posição ao Pai no céu. (1 Coríntios 11:3) Se fosse o Pai, Jesus não teria o Pai como o seu cabeça. Assim:
O Pai é Deus – “Recomendou-lhe Jesus: [...]: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” – João 20:17.
O Filho é Deus - “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” – João 1:1.
O Espírito Santo é Deus – “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentastes no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” – Atos 5:3, 4.
MAS DEUS É UM SÓ. – “Lembrai-vos [...] : que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim.” - Isaías 46:9.
3. AS SEITAS ENSINAM QUE AS OBRAS TAMBÉM SALVAM, A FIM DE QUE A PESSOA TRABALHE ARDUAMENTE PARA O CRESCIMENTO DE CADA SEITA
MORMONISMO - “O homem tem de fazer o que pode pela sua própria salvação.” – Doutrinas de Salvação, p. 91, Vol. III.
Pergunte aos mórmons - Se vocês crêem na salvação pelas obras também, por que o Livro e Mórmon diz: "Portanto, reconciliai-vos, meus amados irmãos, com a vontade de Deus e não com a vontade do diabo e da carne; e lembrai-vos, depois de vos reconciliardes com Deus, de que é somente na graça e pela graça de Deus que sois salvos."? (2 Néfi 10:24) Por isso, veja o que Romanos 11:6 diz: "E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça." Como você entende isso?
ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA – “Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna.” - Testemunhos Seletos, Vol. III, página 22, 2a. edição de 1956.
Pergunte aos adventistas - Se você fala que é salvo pela graça por meio da fé, como pode acreditar numa profetiza que diz que guardar o sábado (obra) importa em salvação eterna? Quem está certo, você, que diz guardar o sábado porque é salvo, ou Ellen White, que diz que quem guarda o sabado será salvo?
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - “Trabalhamos arduamente com o fim de obter nossa própria salvação” – Nosso Ministério do Reino, Dezembro de 1984, página 1.
Pergunte às TJs: Você sabia que eu faço obras para agradecer a salvação, e não para ganhá-la? Quando a Bíblia diz que a fé sem obras está morta (Tiago 2:26), não compreende que as obras apenas dizem quão grande é a nossa fé, mas as obras não salvam? Veja como podemos ser salvos, se pela fé ou pelas obras em Efésios 2:8, 9.
IGREJA MESSIÂNICA - “A partir do instante em que doamos dinheiro, espontaneamente gratos por todas as bênçãos recebidas, muitas de nossas máculas serão eliminadas.” – Ensinamentos de Nidai Sama, Vol. 1, página 8.
Pergunte aos da Igreja Messiânica: Que Deus seria mais bondoso para você? O que enviou seu Filho para morrer por você e perdoar seus pecados, ou um deus que precisa do seu dinheiro para lhe perdoar?- Ler 1 João 1:7.
ESPIRITISMO KARDECISTA - "Fora da caridade não há salvação.” - Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, páginas 208, 209, Capítulo XVI, Item 7, 304a. Edição, Editora Ide.
Pergunte aos espíritas kardecistas: O que é salvação para você? Sabia que para eu ser salvo, de acordo com os ensinos da Bíblia, é que eu devo ter fé em Jesus? (João 3:16) Assim, numa única vida (Hebreus 9:27) eu sou salvo pela fé, porque alguém me redime e me purifica dos meus pecados por eu ter fé em Jesus? Assim, onde está o amor de Deus que faz você ter que "se virar", se salvando através de obras, através de centenas, quando não, milhares de encarnações?
NOSSA CRENÇA – Somos salvos pela graça de Deus, através da fé, não de obras. (Efésios 2:8, 9) As obras são uma conseqüência da verdadeira fé. Assim, quando a Bíblia diz que “a fé sem obras está morta” (Tiago 2:26), o texto não afirma que a pessoa é salva pelas obras, mas apenas quer dizer que sabemos quando a pessoa tem uma fé genuína através das obras dela. É como se as obras fossem um termômetro da nossa fé. No caso de certos grupos, as obras parecem ter a finalidade de fazer os adeptos alcançarem a salvação, e isso não é bíblico. Por exemplo, para os espíritas, as boas obras fazem com que o espírito da pessoa vá atingindo níveis melhores de evolução, até que se torne um espírito puro. Mas a Bíblia jamais concorda com tal crença.
4. AS SEITAS SÃO EXCLUSIVISTAS – JESUS É O CAMINHO, ELAS O ATALHO.

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - “É somente lógico que haja uma só religião verdadeira. Isto se harmoniza com o fato de que o verdadeiro Deus é um Deus não “de desordem, mas de paz”. (1 Coríntios 14:33) A Bíblia diz que existe realmente “uma só fé”. (Efésios 4:5) Quem, então, são os que formam o corpo de verdadeiros adoradores hoje? Não hesitamos em dizer que são as Testemunhas de Jeová.” – Poderá Viver Para Sempre, página 190.
Pergunte às TJs: Religião verdadeira não seria um modo de vida cristão (Tiago 1:27; João 13:34, 35) praticado por cada um que crê em Jesus? Não é Jesus o caminho? (João 14:6) Se só as TJs são a religião verdadeira, qual era a verdadeira congregação (linguagem das TJs) entre o ano 100 e 1879 (ano em que Charles Taze Russell fundou sua organização)? Se só as TJs são a verdade, por que mudaram mais de 300 vezes de ensinos, sendo que muitos deles mudaram e depois da mudança houve uma nova mudança para o ensino anterior abandonado? É isso ter uma só fé? É isso ser um "deus" de ordem e paz?
ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA - “Temos uma obra a fazer por ministros de outras igrejas. Deus quer que eles se salvem. Nossos ministros devem buscar se aproximar dos ministros de outras denominações.” (Testemunhos Seletos, página 386) “Não podemos entrar agora em nenhuma nova organização, pois isso significaria apostasia da verdade.” - Mensagens Escolhidas, Vol. 2, página 30; Revista Adventista, Dezembro de 2003, página 11, 3a. coluna.
Pergunte aos adventistas: Já que você se aproximou de mim para me chamar de irmão, se oferecer para cantar na minha igreja, comprar cds e livros adventistas, etc, gostaria de te perguntar o seguinte: o que significa apostatar da verdade? Deixar de pertencer a uma denominação cristã e ir para outra, ou abandonar a Jesus? De acordo com João 14:6, quem é a verdade? E de acordo com João 17:17, o que é a verdade?
OBSERVAÇÃO - Essas mesmas perguntas acima às TJs e aos adventistas poderão ser feitas para adeptos de outras seitas pseudo-cristãs exclusivistas, com as necessárias adaptações.
NOSSA CRENÇA – As seitas são movimentos recentes e precisam explicar quem eram os verdadeiros cristãos antes de seu surgimento. No entanto, a igreja de Cristo sempre existiu, ou seja, pessoas que se converteram a Jesus de verdade em todas as religiões cristãs. As portas do inferno nunca prevaleceram contra essa igreja. (Mateus 16:16-18) Assim, sempre houve cristãos para Jesus estar, desde que partiu aos céus até a sua volta. - Mateus 28:20.

CONCLUSÃO

Se todos os cristãos estudassem as doutrinas cristãs com afinco seriam capazes de desmascarar as heresias ensinadas por líderes dessas seitas. Mas há um fator agravante: A argumentação errôneia que as seitas usam baseada na Bíblia faz com que seus ensinos se pareçam com os nossos, ou seja, que eles são bíblicos. As seitas ensinam verdades, e ainda usam textos bíblicos mal interpretados para criar suas doutrinas. Por que o Diabo faz assim? Uma excelente reposta foi dada pelo pastor Paulo Sérgio Rodrigues Batista, apologista e evangelizador de adeptos de seitas há vinte anos, quando ele perguntou:
"Por que as seitas se parecem com as igrejas cristãs? Já viu alguém falsificar uma nota de cem dólares e colocar a foto do Mickey Mouse?"
Assim, precisamos estudar as doutrinas fundamentais cristãs e sermos bons conhecedores de Cristologia. Se você não souber isso, será como um americano vir pela primeira vez ao Brasil, e sem conhecer nossa moeda, receber uma nota de 1 Real com a estampa do "Seu Madruga". Teria ele a mesma facilidade que nós em reconher a fraude? É necessário, então, identificarmos os erros das seitas para previnir os recém-convertidos, os estagnados na fé ou então os cristãos em crise com as besteiras praticadas dentro de nossas igrejas. É como um infectologista que sabe higienizar sua casa, mas procura ensinar os outros a fazer o mesmo, de duas formas: Primeiro, por conscientizar as pessoas do que significa higienizar e ser limpo (Doutrinas Cristãs). Segundo, por mostrar fotos ampliadas de vírus, germes e bactérias, bem como o modo como eles atacam. (heresias) Está disposto a ser um infectologista da fé, por ensinar as pessoas a verem quão infecciosas para a sua fé são as heresias das seitas mencionadas acima? - Fernando Galli

Um comentário: